19 fevereiro 2011

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida"

Bob Marley, nome artístico de Robert Nesta Marley, foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos,
famoso por popularizar o género.
Nasceu a 6 de Fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica.
Filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês e de Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país. Cedella e Norval estavam de casamento marcado para 9 de julho de 1944 e no dia seguinte ao seu casamento, Norval abandonou-a, porém continuou a dar apoio financeiro à sua mulher e ao seu filho. Raramente os via, pois estava constantemente viajando. Após a morte de Norval em 1955, Marley e sua mãe mudaram-se para Trenchtown, uma favela de Kingston, onde Bob era provocado pelos negros locais por ser mulato e ter baixa estatura (1,63 m).
Bob teve uma juventude muito difícil, e isso ajudou-o a ter personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais.
Foi casado com Rita Marley, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Waillers depois que eles alcançaram o sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro dos seus doze filhos (dois deles adoptados), os renomados Ziggy e Stephen Marley , que continuam o legado musical do seu pai na banda Melody Makers. Outros dos seus filhos, Kymani Marley e Damian Marley também seguiram carreira musical.
Porem no ano de 1967, o jamaicano descobriu, através uma ferida no dedo grande do pé, que tinha um cancro de pele chamado malonoma maligno.
 Os médicos aconselharam-no a amputar o dedo, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam não à amputação de qualquer parte de seu corpo, seja o dedo do pé ou as suas tranças, (para os seguidores dessa religião/filosofia, não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo).
O cancro espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago então Marley procurou ajuda. Decidiu ir para Munique para se tratar com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados.
Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana.
Ele queria passar os seus últimos dias na sua terra natal, mas a doença agravou-se durante o voo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. 
Faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. O funeral, na Jamaica, foi uma cerimónia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo.
Foi sepultado numa capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com ele, foram enterrados a sua guitarra 'Gibson Les Paul' e uma bíblia.



Curiosidades:


- Aos 6 anos de idade, Bob Marley lia mãos na praça pública para ganhar dinheiro. Além disso, ele dizia que costumava ver espíritos o tempo todo.


- O anel que Bob usava, foi-lhe dado numa audiência em Londres. Este anel pertenceu ao próprio Imperador Jah Ras Tafari, o imperador da Etiópia que inspirou a religião.

- Após nove anos de sua morte, em 1990, o dia 6 de feveireiro, dia em que Bob nasceu, foi proclamado feriado nacional na Jamaica.










Sem comentários:

Enviar um comentário

traz a manteiga que eu estou com uma broa....... descomunal